Observação: É proibida a reprodução total ou parcial deste Blog, sem a devida autorização da Equipe.

Compartilhando idéias, falando sobre odontologia e trocando informações

Este blog nasceu da necessidade de conectar a inspiração de suas criadoras com a mídia e as redes sociais.
Estamos em ascenção, nos organizando para trazer ao leitor textos impactantes, modelados na medida das necessidades de nossos leitores e de nossas próprias.
Não temos a pretensão de sermos um blog que vem ensinar mas, estamos em movimento de pesquisa constante, para aprender e divulgar o que for relevante às idéias que inspiraram sua criação.
Esteja conosco. Será um prazer desfrutarmos deste tempo juntamente com você.

Equipe Odontologando

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Os cuidados da saúde bucal em crianças com Síndrome de Down

    A Síndrome de Down, também chamada de Trissomia do comossomo 21 é a mais comum das anomalias congênitas e atinge pessoas de ambos os sexos, sendo causada pela presença de um cromossomo a mais no par 21.
Os portadores desta síndrome, apresentam algumas características, dentre elas: mãos largas com dedos curtos, anomalias cardíacas, olhos pequenos e oblíquos, dentre outras.
Na cavidade bucal, podemos observar atraso na erupção dos dentes, baixa incidência de cáries e alta suscetibilidade a doenças periodontais. É comum também observar alteração na sequência de erupção dos dentes, alteração na estrutura dentária e desarmonias oclusais.
A primeira consulta ao dentista deve ser feita ainda durante o primeiro ano de vida, pois estudos comprovam que estas crianças se acostumam ao tratamento dentário e reagem normalmente ao tratamento.
Costumam ser amorosos e quando se habituam com seu dentista, muitas vezes pode-se dispensar a necessidade de anestesia geral para a realização de procedimentos.
Por serem as doenças periodontais (doenças das gengivas) muito prevalentes, as famílias devem ser alertadas quanto aos cuidados com a higiene bucal, para se evitar perdas precoces dos dentes.
Fonte: Santos P. Pacientes com Síndrome de Down apresentam doença periodontal precoce. Rev SOBRAPE 2003;81:abr/jun.
Alves RD, Silveira EJD, Lins RDAU. Doença Periodontal x Síndrome de Down: uma revisão. Revista Brasileira de Patologia Oral 2004;3(3):119-122.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Será um prazer poder recebê-lo.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Postagens populares

Pesquisar este blog

Powered By Blogger