Observação: É proibida a reprodução total ou parcial deste Blog, sem a devida autorização da Equipe.

Compartilhando idéias, falando sobre odontologia e trocando informações

Este blog nasceu da necessidade de conectar a inspiração de suas criadoras com a mídia e as redes sociais.
Estamos em ascenção, nos organizando para trazer ao leitor textos impactantes, modelados na medida das necessidades de nossos leitores e de nossas próprias.
Não temos a pretensão de sermos um blog que vem ensinar mas, estamos em movimento de pesquisa constante, para aprender e divulgar o que for relevante às idéias que inspiraram sua criação.
Esteja conosco. Será um prazer desfrutarmos deste tempo juntamente com você.

Equipe Odontologando

sábado, 14 de julho de 2012

Saúde Bucal dos Cães

   
A boa saúde bucal dos cães reflete-se na saúde geral e portanto, resultam em mais anos de vida.
Os cães podem ter cáries, mas, principalmente são acometidos de doenças periodontais e mau hálito, pela presença de placa bacteriana e tártaro que podem causar dor, inchaço, vermelhidão e inclusive a perda do dente (doença periodontal).
Além da perda do dente as bactérias podem entrar na corrente sanguínea do animal e causar danos irreparáveis aos órgãos vitais como coração, fígado e rins, comprometendo sua saúde.
O tártaro , nada mais é do que a placa bacteriana mineralizada pelos sais presentes na saliva. A sua presença, torna a superfície do dentes irregular, facilitando o acúmulo de mais placa e agravando então a doença.
Infelizmente, a doença periodontal não tem cura e acomete 80% dos cães. Porém, ela pode ser controlada através do acompanhamento de um veterinário que realiza a remoção do tártaro se necessário e orienta  sobre higiene bucal e demais medidas preventivas.
Além do tratamento periodontal, os cães podem necessitar de tratamento endodôntico(tratamento de canal), ortodontia (correção de má oclusão), osteosínteses (correção de fraturas de maxila e mandíbula), ressecção de massas tumorais, restauração dos dentes (cáries), próteses (fraturas e perdas de dentes), implantes ( perdas e/ou ausência de dentes e outros.
Os problemas na saúde bucal dos cães devem ser diagnosticados e tratados precocemente.

Fonte: http://www.webanimal.com.br/cao/index.asp?especie=cao

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Será um prazer poder recebê-lo.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Postagens populares

Pesquisar este blog

Powered By Blogger