Observação: É proibida a reprodução total ou parcial deste Blog, sem a devida autorização da Equipe.

Compartilhando idéias, falando sobre odontologia e trocando informações

Este blog nasceu da necessidade de conectar a inspiração de suas criadoras com a mídia e as redes sociais.
Estamos em ascenção, nos organizando para trazer ao leitor textos impactantes, modelados na medida das necessidades de nossos leitores e de nossas próprias.
Não temos a pretensão de sermos um blog que vem ensinar mas, estamos em movimento de pesquisa constante, para aprender e divulgar o que for relevante às idéias que inspiraram sua criação.
Esteja conosco. Será um prazer desfrutarmos deste tempo juntamente com você.

Equipe Odontologando

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Doença de Alzheimer e saúde bucal

Doença de Alzheimer (DA), é uma doença do cérebro, degenerativa, irreversível e é a forma mais frequente de demência em idosos.
Caracteriza-se por um declínio progressivo de certas funções como : memória, orientação no tempo e espaço, aprendizado, capacidade de realizar atividades cotidianas, etc.
Atualmente, ela pode ser diagnosticada antes mesmo que o paciente apresente demência, mostrando-se o paciente com incapacidade de realizar com independência atividades básicas do dia a dia.
Quando diagnosticada precocemente, pode-se iniciar o tratamento com remédios que melhoram e prolongam a qualidade de vida do paciente.
O paciente com Alzheimer, deve visitar o dentista normalmente há cada seis meses, para que sejam avaliadas suas próteses, caso as use, se estão bem adaptadas, evitando-se que estas causem dificuldades na mastigação, deglutição e comunicação, ou mesmo causem machucados na boca.
Em relação à estes pacientes, a literatura demonstra que há um aumento significativo de doenças periodontais e cáries, devidos à higiene bucal precária . Alguns estudos também demonstram que devido ao uso de certos medicamentos, o fluxo salivar diminui , contribuindo para aumentar o risco de doenças bucais. Desta forma, os cuidadores tem um papel fundamental na higienização dos dentes ou mesmo das próteses dos pacientes, mantendo-as limpas.
Estes pacientes podem ter dificuldades em comunicar uma dor aguda, portanto é fundamental que a atenção dos cuidadores seja na prevenção das doenças bucais, buscando sempre na dúvida o auxílio de um cirurgião dentista.









Fontes:
http://www.alzheimermed.com.br/perguntas-e-respostas/o-que-e-doenca-de-alzheimer-da
http://revista.unati.uerj.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-59282003000100002&lng=pt&nrm=iso


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Será um prazer poder recebê-lo.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Postagens populares

Pesquisar este blog

Powered By Blogger