Observação: É proibida a reprodução total ou parcial deste Blog, sem a devida autorização da Equipe.

Compartilhando idéias, falando sobre odontologia e trocando informações

Este blog nasceu da necessidade de conectar a inspiração de suas criadoras com a mídia e as redes sociais.
Estamos em ascenção, nos organizando para trazer ao leitor textos impactantes, modelados na medida das necessidades de nossos leitores e de nossas próprias.
Não temos a pretensão de sermos um blog que vem ensinar mas, estamos em movimento de pesquisa constante, para aprender e divulgar o que for relevante às idéias que inspiraram sua criação.
Esteja conosco. Será um prazer desfrutarmos deste tempo juntamente com você.

Equipe Odontologando

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

O que é gengivite? - Gengiva inflamada

   
 A GENGIVITE é a inflamação das genvivas. Ocorre através do acúmulo de placa bacteriana sobre os dentes. É reversível desde que a higiene oral seja praticada adequadamente. Mas quando a gengivite não  é tratada, pode evoluir para periodontite, que abala estruturas de sustentação do dente, podendo levar a perda dental. A Periodontite é irreversível, mas pode ser controlada.

Pacientes com gengivite apresentam o edema (inchaço) na região gengival, vermelhidão e sangramento durante a escovação. O quadro se reverte quando se regularizam a frequência e melhora da qualidade da escovação e uso do fio dental.



Nem sempre o portador da doença consegue detectá-la, por isso é necessário visitar regularmente o dentista para que seja feito um correto diagnóstico, evitando a progressão do quadro.

Tipos de gengivite:
- gengivite induzida pela placa: causada apenas pela placa, por fatores sistemicos, por medicamentos, por fatores nutricionais.
- gengivite não induzida pela placa: causadas por uma bactéria específica, por vírus, por fungos, por fatores genéticos; inflamações gengivais de origem sistêmica, traumática, reações a corpos estranhos, causa desconhecida.

SINAIS E SINTOMAS
- gengivas doloridas;
- mau hálito;
- vermelhidão / rouxidão das gengivas;
- inflamação das gengivas, inchaço;

CAUSAS
- A mais comum é o acúmulo de placa bacteriana ou cálculo (tártaro) dental.
- Mudanças hormonais: que podem ocorrer na puberdade, menopausa, ciclo menstrual, gravidez. Situações em que as gengivas podem se tornar mais sensíveis, aumentando a possibilidade de inflamções.
- Algumas doenças como câncer, diabetes e HIV também aumentam o risco de gengivite.
- Drogas: alguns medicamentos, principalmente os que reduzem o fluxo salivar, anti-convulsivantes e outros que possam interferir no crescimento anormal das gengivas (hiperplasia gengival)
- Fumo: fumantes regulares desenvolvem mais a gengivite do que não fumantes
- Histórico familiar: pais com gengivite oferecem mais risco dos filhos desenvolveram a doença. Geralmente por perpetuarem os maus habitos (alimentação, higiene pobre...)

TRATAMENTO
- Quanto mais cedo for tratado, melhores são os resultados
- Envolve cuidados pessoais e profissionais como a limpeza e raspagem em consultorio seguida de orientação e motivação em higiene oral.
- Remoção dos fatores retentores de placa como próteses, cáries, restaurações inadequadas, apinhamentos dentários (pode ser necessaria a ortodontia), etc.

O QUE SE FAZ EM CASA
- Escovar os dentes ao menos 3 vezes ao dia, verificando se todas as superficies dentais estão sendo alcançadas.
- Usar o fio dental corretamente e ao menos 1 vez ao dia
- Utilizar um enxaguatório bucal recomendado pelo seu dentista (não substitui a boa escovação)

Existem que relacionam  as doenças gengivais e periodontais com as doenças cardiovasculares, como o infarte e o ataque cardíaco. Fique atento

Visite seu dentista regularmente!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Será um prazer poder recebê-lo.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Postagens populares

Pesquisar este blog

Powered By Blogger