Observação: É proibida a reprodução total ou parcial deste Blog, sem a devida autorização da Equipe.

Compartilhando idéias, falando sobre odontologia e trocando informações

Este blog nasceu da necessidade de conectar a inspiração de suas criadoras com a mídia e as redes sociais.
Estamos em ascenção, nos organizando para trazer ao leitor textos impactantes, modelados na medida das necessidades de nossos leitores e de nossas próprias.
Não temos a pretensão de sermos um blog que vem ensinar mas, estamos em movimento de pesquisa constante, para aprender e divulgar o que for relevante às idéias que inspiraram sua criação.
Esteja conosco. Será um prazer desfrutarmos deste tempo juntamente com você.

Equipe Odontologando

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Devo usar o fio dental todos os dias? Porque ele é importante?

Sim! Sim! Siiiimmmm!! 

É o fio dental que remove a placa bacteriana e os alimentos dos lugares que a escova não alcança, ou seja, entre os dentes. Além disso massageia a gengiva da região, promovendo a saúde local. 

E como usar o fio dental? 
Existem algumas técnicas, é importante escolher a que você se adapta melhor. 

- Separe cerca de 40 cm de fio e enrole em torono dos dedos médios, deixando cerca de 10cm livres. Segure entre o polegar e indicador das duas mãos, insira entre os dentes e deslize levemente suavemente para cima e para baixo. Permita que o fio entre no sulco gengival (por baixo da gengiva)cerca de 0,5mm, sem que isso cause dor ou desconforto! Vá trocando a parte livre do fio, para que possa usar a parte limpa do fio dental. Para remover o fio, use movimentos de trás para frente, retirando-o do meio dos dentes, sempre cuidadosamente! 

 - Outra forma e unir as pontas do fio com um nó, facilitando o seu manuseio e aproveitando melhor toda a superfície do fio. A forma de usar é a mesma. 

O que é melhor, fio ou fita dental? 

Depende do qual a pessoa se adapta melhor. Dentes muito unidos tem uma higienização mais fácil pelo fio. Espaços maiores sugerem o uso da fita. Assegure-se de limpar além da linha da gengiva, mas não force demasiado o fio contra a gengiva. 

Fique atento!!

Sangramentos podem indicar gengivite ou esforço pressão desnecessária do fio,consulte seu dentista!! 

O fio dental desfiado pode indicar infiltrações e ou degrau em restaurações ou que os dentes são muito juntos, alguns casos merecem uma radiografia! Informe seu dentista sempre que isso ocorrer!

Existem alguns dispositivos que auxiliam o uso do fio dental em situações de aparelhos ortodônticos e próteses fixas, como o passa fio, que será assunto de uma próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Será um prazer poder recebê-lo.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Postagens populares

Pesquisar este blog

Powered By Blogger