Observação: É proibida a reprodução total ou parcial deste Blog, sem a devida autorização da Equipe.

Compartilhando idéias, falando sobre odontologia e trocando informações

Este blog nasceu da necessidade de conectar a inspiração de suas criadoras com a mídia e as redes sociais.
Estamos em ascenção, nos organizando para trazer ao leitor textos impactantes, modelados na medida das necessidades de nossos leitores e de nossas próprias.
Não temos a pretensão de sermos um blog que vem ensinar mas, estamos em movimento de pesquisa constante, para aprender e divulgar o que for relevante às idéias que inspiraram sua criação.
Esteja conosco. Será um prazer desfrutarmos deste tempo juntamente com você.

Equipe Odontologando

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Castanha-do-pará na pasta de dente pode prevenir doenças bucais

De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, e publicado na Brazilian Oral Research, em dezembro de 2011, a adição de 10% de óleo de castanha-do-pará ou de um óleo mineral (parafina líquida) à composição das pastas de dente comerciais pode ser útil para prevenir ou controlar cáries e doenças periodontais. 

Os pesquisadores testaram durante 90 dias três pastas com formulações distintas em 30 pessoas. Um grupo escovou os dentes com o dentifrício disponível no mercado, sem qualquer alteração. Outro usou a mesma pasta com óleo de castanha, e um terceiro o dentifrício com óleo mineral. 

No final do experimento houve uma redução estatisticamente significativa de problemas associados à higiene bucal nos dois grupos que utilizaram pasta com óleos. Com a modificação na composição, o dentifrício parece ser mais eficiente no combate a bactérias. 


Fonte: Revista Pesquisa Fapesp



Notícia publicada no site da APCD http://www.apcd.org.br/index.aspx?Pagina=noticia.html&IDNoticia=666

domingo, 1 de abril de 2012

Um caso de osteíte condensante

Também chamada de osteomielite focal crônica, deriva de uma inflamação/infecção óssea e sua regeneração excessiva do osso.

A imagem visualizada é de uma propagação difusa de esclerose óssea reativa.

Postagens populares

Pesquisar este blog

Powered By Blogger