Observação: É proibida a reprodução total ou parcial deste Blog, sem a devida autorização da Equipe.

Compartilhando idéias, falando sobre odontologia e trocando informações

Este blog nasceu da necessidade de conectar a inspiração de suas criadoras com a mídia e as redes sociais.
Estamos em ascenção, nos organizando para trazer ao leitor textos impactantes, modelados na medida das necessidades de nossos leitores e de nossas próprias.
Não temos a pretensão de sermos um blog que vem ensinar mas, estamos em movimento de pesquisa constante, para aprender e divulgar o que for relevante às idéias que inspiraram sua criação.
Esteja conosco. Será um prazer desfrutarmos deste tempo juntamente com você.

Equipe Odontologando

sábado, 9 de junho de 2012

Identificada uma nova bactéria oral associada a doenças cardíacas e Meningite.


Uma nova bactéria foi identificada por pesquisadores do Instituto de Microbiologia da Universidade de Zurich e foi chamada de  Streptococcus tigurinus. Esta bactéria foi isolada do sangue de pacientes que sofriam de endocardite bacteriana, meningite e um tipo de inflamação da coluna. Ela tem semelhanças com outros tipos de Streptococcus que fazem parte das colônias de bactérias presentes na boca. O sangramento gengival representaria uma rota de entrada possível dessas bactérias na corrente sanguínea.



A semelhança do  S. tigurinus a outras bactérias significa que ela já existia, apenas ainda não teria sido identificada.  Este fato tem importância clínica, segundo Dra. Andrea Zbinden  que fez o estudo. Agora  será necessário pesquisar como esta bactéria causa a doença, permitindo que pacientes infectados possam ser tratados mais rapidamente e com as drogas corretas.


.

Dra. Zbinden  disse que por enquanto a descoberta não é alarmante, mas é importante que seja reconhecida e que seu risco possa ser quantificado.  "Esta bactéria possui um potencial natural para causar doenças severas, então é importante que clínicos e microbiologistas estejam a par disso. O próximo passo é pesquisar o quão comum esta bactéria é na cavidade oral e qual o risco à que ela expõe seu hospedeiro. Baixa imunidade, anomalias de válvulas cardíacas, cirurgias dentais e doenças crônicas, podem ser vistas como fatores predisponentes para infecção sanguínea por este grupo de bactérias. Contudo o risco específico do S. tigurinus ainda precisa ser determinado.


Fonte:


http://ijs.sgmjournals.org/content/early/2012/01/16/ijs.0.038299-0

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Quando a criança deve fazer a primeira consulta no dentista?

Esta é uma dúvida que sempre ocorre com as mamães. Mas, geralmente, deveria se levar a criança para uma primeira consulta no odontopediatra durante o primeiro ano de vida, ou assim que nascerem os primeiros dentinhos de leite (dentes decíduos).
Normalmente, os primeiros dentinhos nascem aos seis meses de idade, e há casos que quando a criança completa 12 meses, já observa-se o aparecimento de cáries.
Para que haja uma mudança nesse quadro é fundamental que as gestantes sejam orientadas sobre prevenção, como acontece o aparecimento de cáries, sobre dieta (o que ela e o bebê devem e podem comer para não comprometer a saúde de seus dentes) e também como higienizar a boca do bebê após as mamadas.
Iniciar as consultas ao odontopediatra tão logo nasça o primeiro dente da criança traz muitas vantagens, dentre elas o relacionamento da família e do profissional com o bebê, dentro de um clima amoroso e acolhedor, fazendo com que a criança tenha suas primeiras experiências com o dentista de forma calma e feliz.
Experiências do bebê com o dentista desta forma, fazem toda a diferença no futuro.


Ladis Pedrosa

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Transmissão e Prevenção das Hepatites B e C

Hepatite é um nome dado à inflamação do fígado e pode ter diversas etiologias.
As hepatites virais são doenças infecciosas, causadas por um conjunto de vírus, identificados pelas letras do alfabeto A, B, C, D(delta) e E.
As hepatites B e C são problemas graves de saúde pública.
A transmissão se dá  através de sangue contaminado.

Como prevenir?

Hepatite B:
* Vacinação
* Uso de preservativo em todas as relações sexuais
* Não compartilhar seringas, agulhas ou quaisquer outros objetos pérfurocortantes de uso pessoal

Hepatite C:
* Não existe vacina
* Não compartilhar seringa, agulha e quaisquer objetos pérfurocortantes de uso pessoal
*Uso de preservativo em todas as relações sexuais
                                                               
                                                                      Vírus B
Vírus C

Fonte: Coordenação de Vigilância em Saúde
COVISA



quarta-feira, 6 de junho de 2012

Sobre caminhos



Se você encontrar um caminho sem obstáculos, ele provavelmente não leva a lugar nenhum.
Frank A. Clark



Quando alguém encontra seu caminho precisa ter coragem suficiente para dar passos errados. As decepções, as derrotas, o desânimo são ferramentas que Deus utiliza para mostrar a estrada.


Não existe um Caminho para a PAZ.
A PAZ é o Caminho




Meu caminho pode não ser o teu caminho. Contudo, juntos marchamos de mãos dadas.


"... E quando os caminho se encontram, andar lado a lado, de mãos dadas é muito bom!!"
P.P.P.


terça-feira, 5 de junho de 2012

Erosão ácida - Cárie - Refrigerantes

    Imagem do dia:

Indivíduo do sexo masculino, 18 anos, com lesões cariosas e erosões extensas causadas por consumo excessivo de refrigerantes e higiene oral deficiente.




Assunto já postado anteriormente. Reforçando a importância de se evitar a ingestão constante e abusiva de bebidas com teor ácido, como os refrigerantes e energéticos. Quando ingerir, fazer  bochechos com água assim que possível e aguardar por volta de 15 minutos para realizar a escovação. Preferir pastas que não contenham abrasivos e escovas macias, evitando assim maiores danos para a superfície do esmalte.




veja mais: http://odonto-logando.blogspot.com.br/2012/04/refrigerantes-energeticos-e-seus.html

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Disfunção erétil e Doença periodontal‏

    Pesquisas recentes dão fortes indícios de que a impotência pode estar relacionada e até mesmo ser uma das causas da doença periodontal.

   A universidade tailandesa de Taipei pesquisou a relação entre Homens com doença periodontal e os riscos de disfunção erétil. Foram avaliados 33.000 homens com disfunção erétil e 162.000 sem disfunções. Dentre os participantes, 12% tinham doença periodontal, sendo 27% com disfunção e 9% não portadores de doenças sexuais. Os indivíduos foram acompanhados durante 5 anos.

   Os resultados apuraram que a doença periodontal é muito mais prevalente em homens com disfunção erétil do que nos indivíduos que não apresentaram problemas sexuais. Depois de levar em conta o estilo de vida e problemas médicos pré-existente, os pesquisadores concluíram que as doenças gengivais podem ser relacionadas a impotência em homens com menos de 30 anos e após os 70 anos.

   " Entender todos os aspectos de como e porque problemas de saúde ocorrem é vital para sua prevenção e tramento", disse Dr. Tobias Kohler, membro da American Urology Association Public Media Committee. Esse novo estudo demonstra como situações desconexas podem ser de fato relacionadas, revelando a necessidade de mais estudos e perquisas.

    Dr. Aaron Katz, chefe da cadeira de urologia do Winthrop-University Hospital in Mineola, NY. "Acredita que a relação entre disfunção erétil e doença periodontal está para a inflamação como o dano aos vasos sanguineos que suprem o pênis. E Acrescentou que" homens impotentes com doença periodontal deveriam buscar tratamento, podendo ser esta a raiz de seus problemas". Os estudos foram feitos hospital da Herng-Ching Lin School of Health Care Administration na Universidade Médica de Taipei e ainda serão publicados.

 foto de Judah Isvaran

Postagens populares

Pesquisar este blog

Powered By Blogger