Observação: É proibida a reprodução total ou parcial deste Blog, sem a devida autorização da Equipe.

Compartilhando idéias, falando sobre odontologia e trocando informações

Este blog nasceu da necessidade de conectar a inspiração de suas criadoras com a mídia e as redes sociais.
Estamos em ascenção, nos organizando para trazer ao leitor textos impactantes, modelados na medida das necessidades de nossos leitores e de nossas próprias.
Não temos a pretensão de sermos um blog que vem ensinar mas, estamos em movimento de pesquisa constante, para aprender e divulgar o que for relevante às idéias que inspiraram sua criação.
Esteja conosco. Será um prazer desfrutarmos deste tempo juntamente com você.

Equipe Odontologando

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Exigências


UMA LIÇÃO DE GHANDI

Gandhi certa vez foi procurado por uma mãe que levou o filhinho consigo, e lhe pediu: - Gandhi, este menino come muito açúcar.
Já tentei de tudo e não consigo que ele pare com isso.
Como ele admira muito de você, com certeza irá obedecê-lo.
Por favor, peça para que ele pare de comer açúcar!
... Gandhi pediu àquela mãe que voltasse uns 15 dias depois.
Tendo decorrido os 15 dias, a mãe o procura novamente e Gandhi olha o menino com bastante atenção e diz: - Por favor, pare de comer açúcar!
O menino baixou a cabeça, mas fez sinal de que iria obedecê-lo.
A mãe não entendeu nada daquilo e perguntou, super intrigada: - Gandhi, por que você não falou isso há 15 dias atrás?
-É que há 15 dias atrás eu também comia muito açúcar!

E com sabias palavras Gandhi, conclui: Quantas vezes exigimos dos outros aquilo que ainda não conseguimos mudar em nós.




segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Antibióticos, efeitos a longo prazo - Obesidade.


Pesquisadores americanos, revelam os potenciais efeitos do uso indiscriminado de antibióticos sobre o metabolismo, são alterações nutricionais e até a  obesidade em crianças.  



Desde 1950, pequenas doses de antibióticos tem sido empregadas como promotoras do crescimento na indústria agrícola. A pecuária tem se utilizado de doses sub terapêuticas de antibiótico para que não haja infecções ou doenças, mas sim o ganho de peso em bovinos, suínos, ovelhas, frangos e criação de animais em geral. E o que isso pode trazer de riscos à nossa saúde?


O Dr. Ilseung Cho, MD, MS e colegas avaliaram a ação destas drogas sobre as comunidades bacterianas presentes no estômago e como seria o impacto disto sobre metabolismo e doenças no nosso corpo. Ao pesquisar em ratos, observaram um maior ganho de massa com alto percentual de gordura. Após 6 meses recebendo antibióticos, os animais ganharam de 10 a 15% comparados aos que não tiveram contato com os antibióticos. Também foram observados aumento da densidade óssea e de alguns hormônios relacionados ao metabolismo. 

Dr. Cho, acredita que ao usar antibióticos, pode-se manipular uma população bacteriana e a forma com que ela metaboliza determinados nutrientes. Atualmente estão influenciando a composição corpórea e desenvolvimento de ratos através da mudança do microbioma ao qual estão sendo expostos.

Descobertos no início do século 20, antibióticos ficaram mais populares após a segunda guerra mundial, trazendo muitos benefícios. O uso destes agentes bacterianos hoje preocupam e são objetos de inúmeras pesquisa por oferecerem consequências a longo prazo.


Fonte: lseung Cho, Shingo Yamanishi, Laura Cox, Barbara A. Methé, Jiri Zavadil, Kelvin Li, Zhan Gao, Douglas Mahana, Kartik Raju, Isabel Teitler, Huilin Li, Alexander V. Alekseyenko, Martin J. Blaser. Antibiotics in early life alter the murine colonic microbiome and adiposity.Nature, 2012; DOI: 10.1038/nature11400

foto: www.caderural.com.br

domingo, 26 de agosto de 2012

Lábio leporino e fenda palatina

O que é?
A fissura labial e a fenda palatina , popularmente chamadas de lábio leporino e goela de lobo, são aberturas na região do lábio e/ou palato(céu da boca) do recém nascido ocasionada pelo não fechamento dessas estruturas na fase embrionária. 



Quais as causas?

Não são conhecidas, mas, sabe-se que existem alguns fatores de risco, que são eles: deficiências nutricionais, uso de raios X na região abdominal, certos medicamentos( convulsivantes e corticóides), álcool, fumo e hereditariedade.



Como é feito o diagnóstico?

Hoje, é possível fazer o diagnóstico pela ultrassonografia a partir da 14ª semana de gestação.



Como é realizado o tratamento?

O tratamento requer uma abordagem de diversos profissionais, como: dentistas, fonoaudiólogas, otorrinolaringologistas, nutricionistas, psicólogos e cirurgiões plásticos.
Atualmente são realizadas cirurgias logo após o nascimento para reconstruir o lábio superior e reposicionar o nariz, no caso de fissura labial.
Em relação à fenda palatina, só entre 1 e 2 anos de idade, deve-se iniciar a correção cirúrgica do palato. O fechamento é feito em etapas.
A duração do tratamento é longa, começa no recém nascido e vai até os dezessete ou dezoito anos, época em que termina a formação dos ossos da face.
O tratamento pode ser feito no SUS, em um dos melhores centros de referência em lábio leporino e fenda palatina, o Hospital de Reabilitação e Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo, que localiza-se na cidade de Baurú, São Paulo.




Caso em andamento de uma criança com fissura labial e fenda palatina. Hoje, esta criança está com 6 anos de idade.












Fontes:
http://www.centrinho.usp.br/
http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/labio-leporinofenda-palatina/
Ministério da Saúde

Postagens populares

Pesquisar este blog

Powered By Blogger