Observação: É proibida a reprodução total ou parcial deste Blog, sem a devida autorização da Equipe.

Compartilhando idéias, falando sobre odontologia e trocando informações

Este blog nasceu da necessidade de conectar a inspiração de suas criadoras com a mídia e as redes sociais.
Estamos em ascenção, nos organizando para trazer ao leitor textos impactantes, modelados na medida das necessidades de nossos leitores e de nossas próprias.
Não temos a pretensão de sermos um blog que vem ensinar mas, estamos em movimento de pesquisa constante, para aprender e divulgar o que for relevante às idéias que inspiraram sua criação.
Esteja conosco. Será um prazer desfrutarmos deste tempo juntamente com você.

Equipe Odontologando

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Em que época deve se usar aparelho ortodôntico?

Depende do caso. O odontopediatra ou o ortodontista poderá orientar a época correta para cada criança.








Busque a resposta para suas dúvidas com seu dentista.

O fato é que não é necessário aguardar a troca de todos os dentes decíduos (de leite). Se você tem dúvidas e já consegue ver que há algo errado, consulte!! Existem algumas medidas e até aparelhos ortopédicos que propiciam uma condição óssea melhor para que os dentes permanentes venha a nascer no local correto. Assim você diminue os gastos com o tratamento, evita extrações e até cirurgias, reduzindo os gastos e o sofrimento com o aparelho fixo.

A prevenção é sempre o melhor caminho!


quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Na Índia, jornal recomenda: Como evitar dores de dentes em 10 passos.

Um jornal indiano publico dez dicas para aliviar a dor de dente. Embora nós profissionais da odontologia saibamos o quanto é importante trabalhar a favor de uma odontologia preventiva em que todas as pessoas tenham acesso ao tratamento e raramente sintam dor, sabemos que exite uma parte da população mundial que não tem sequer orientações de higiene, quanto mais acesso aos profissionais da odontologia.
 
 
Veja o que recomenda o jornal: 
 
1) Higiene: mantenha uma higiene oral regular, escovando na forma e frequencia correta e fazendo uso do fio dental;
 
2) Beba água: além de modificar o meio salivar, melhorar o hálito, faz bem para a pele!
 
3) Escove seus dentes de forma correta: uma escovação rápida e com muita força pode promover retrações gengivais e aumentar a sensibilidade, o que também provoca dor. A escovação ineficiente deixa resíduos que favorece as cáries.
 
4) Mude de pasta: as bacterias se adaptam as características das pastas que passam a não ser tão efetivas após um tempo prolongado de uso. Experimente alternar as marcas das pastas de dente.
 
5) Bochechos com água morna e sal podem amenizar a dor em alguns casos.
 
6) Frio e quente: bolsas de gelo, assim como uso do calor também podem amenizar a dor.
 
7) Bolsas de chá: o uso do chá verde e do chá preto, que podem ser aplicados diretamente sobre dentes e gengivas poderia amenizar a dor e auxiliar na saúde geral.
 
8) Lima: gotas de lima poderiam ser aplicadas sobre a superfície dental, em temperatura ambiente,  o que também serviria para amenizar a dor.
 
9) Evitar: evitar alimentos açucarados e muito condimentados, assim como alimentos pegajosos e duros, que poderiam aumentar a intensidade da dor.
 
10) Prefira alimentos leves: alimentos como pure de batatas, arroz, macarrão, precisam de uma mastigação menos intensa e portanto seria menor o risco de aumentar a dor.
 
 
É claro que nem tudo que foi dito é verdade, ou trará resultado e deixaram de relatar o mais importante: VISITE SEU DENTISTA COM FREQUENCIA!! Esta é a melhor forma de estar em dia com sua saúde bucal, ser corretamente orientado sobre cuidados com sua saúde bucal, particularidades do seu sorriso e a melhor forma de cuidar dele.
 
 
 
 
 

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Panorâmica ou tomografia para fazer um implante dentário?

      A radiografia panorâmica é um excelente auxiliar de diagnóstico nas diversas especialidades odontológicas e ainda é a radiografia mais utilizada pelos dentistas, pois seu custo é baixo e possibilita de ter uma boa visão do complexo maxilomandíbular em uma única radiografia, além de outras vantagens.






Mas, quando a questão é fazer uma planejamento de cirurgia para implantes, a radiografia se mostra ineficiente pois apresenta distorções e não mostra imagem em 3 dimensões (3D), necessárias para realizar a medida de forma correta dos implantes dentários que serão colocados no paciente.
                                                            
                                                              Imagens Tomográficas









Dessa forma, atualmente a tomografia de feixe cônico é a mais indicada para realizar com sucesso um planejamento cirúrgico para implantes.

Ladis Pedrosa

Postagens populares

Pesquisar este blog

Powered By Blogger