Observação: É proibida a reprodução total ou parcial deste Blog, sem a devida autorização da Equipe.

Compartilhando idéias, falando sobre odontologia e trocando informações

Este blog nasceu da necessidade de conectar a inspiração de suas criadoras com a mídia e as redes sociais.
Estamos em ascenção, nos organizando para trazer ao leitor textos impactantes, modelados na medida das necessidades de nossos leitores e de nossas próprias.
Não temos a pretensão de sermos um blog que vem ensinar mas, estamos em movimento de pesquisa constante, para aprender e divulgar o que for relevante às idéias que inspiraram sua criação.
Esteja conosco. Será um prazer desfrutarmos deste tempo juntamente com você.

Equipe Odontologando

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Tórus, o que é?

O tórus é um crescimento ósseo benigno, que não causa desconforto, tem crescimento lento e gradativo, porém, em decorrência de sua localização, é necessária sua remoção cirúrgica.

Pode ser encontrado tanto no osso maxilar, como mandibular e é assintomático.




Nas fotos abaixo, um exemplo de tórus palatino.




Consulte seu dentista e tire suas dúvidas.



quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Como desenvolver-se






“O homem nasce para atingir a vida, mas tudo depende dele. Ele pode perdê-la. Ele pode seguir respirando, ele pode seguir comendo, ele pode seguir envelhecendo, ele pode seguir se movendo em direção ao túmulo – mas isso não é vida. Isso é morte gradual, do berço ao túmulo, uma morte gradual com a duração de setenta anos. E porque milhões de pessoas ao redor de você estão morrendo essa morte lenta e gradual, você também começa a imitá-los.  As crianças aprendem tudo daqueles que estão em volta delas e nós estamos rodeados pelos mortos. Então temos que entender primeiro o que eu entendo por ‘vida’. Ela não deve ser simplesmente envelhecer. Ela deve ser desenvolver-se. E isso são duas coisas diferentes. Envelhecer, qualquer animal é capaz. Desenvolver-se é prerrogativa dos seres humanos. Somente uns poucos reivindicam esse direito.
Desenvolver-se significa mover-se a cada momento mais profundamente no princípio da vida; significa afastar-se da morte – não ir na direção da morte. Quanto mais profundo você vai para dentro da vida, mais entende a imortalidade dentro de você. Você está se afastando da morte: chega a um momento em que você pode ver que a morte não é nada, apenas um trocar de roupas ou trocar de casas, trocar de formas – nada morre, nada pode morrer. A morte é a maior ilusão que existe.
Como desenvolver-se? Simplesmente observe uma árvore. Enquanto a árvore cresce, suas raízes crescem para baixo, tornam-se mais profundas. Existe um equilíbrio; quanto mais alto a árvore vai, mais fundo as raízes vão. Na vida, desenvolver-se significa crescer profundamente para dentro de si mesmo – que é onde suas raízes estão.”

Osho, O Livro da Cura

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Preciso tirar o dente do siso?

É muito comum os dentistas indicarem a exodontia (extração) dos terceiros molares (dente do siso). Estes, são os últimos dentes a erupcionarem na arcada dentária, por volta dos 18 anos, em média.

Em muitos casos, esses dentes não "nascem" por falta de espaço e podem ficar inclusos(dentro do osso) ou semi-inclusos (parcialmente erupcionados, ou parcialmente dentro do osso).

Quando eles não são extraídos, podem causar desconforto, mau hálito, impactação de alimentos, reabsorção óssea, lesões císticas, desalinhamento das arcadas, dentre outros.


As fotos do paciente abaixo, de 18 anos, mostram  uma inflamação no local do dente 38 ( terceiro molar inferior esquerdo), causando muita dor ao paciente.


Consultas periódicas no dentista, impedem situações como esta.

Postagens populares

Pesquisar este blog

Powered By Blogger