Observação: É proibida a reprodução total ou parcial deste Blog, sem a devida autorização da Equipe.

Compartilhando idéias, falando sobre odontologia e trocando informações

Este blog nasceu da necessidade de conectar a inspiração de suas criadoras com a mídia e as redes sociais.
Estamos em ascenção, nos organizando para trazer ao leitor textos impactantes, modelados na medida das necessidades de nossos leitores e de nossas próprias.
Não temos a pretensão de sermos um blog que vem ensinar mas, estamos em movimento de pesquisa constante, para aprender e divulgar o que for relevante às idéias que inspiraram sua criação.
Esteja conosco. Será um prazer desfrutarmos deste tempo juntamente com você.

Equipe Odontologando

sexta-feira, 8 de março de 2013

É normal que os dentes sejam serrilhados?



Os dentes incisivos permanentes erupcionam com um aspecto serrilhado, pequenas ondulações que vão se aplainando a medida que começam a ter contato com os dentes antagonistas e alimentos. Em alguns casos o contato não é suficiente para desfazer estas ondulações, nesse caso a oclusão e a mastigação devem ser avaliadas, verificando se há necessidade do tratamento ortodôntico, ajuste oclusal ou qualquer outra providência com fins estéticos, já que em alguns casos o paciente incomoda-se com a irregularidade da superfície.


Consulte sempre o seu dentista!

quarta-feira, 6 de março de 2013

O que é queilite actínica?


A queilite actínica é uma lesão dos lábios, provocada pela exposição raios solares ultravioleta (UV).

É comum em pessoas de pele clara, que sem mantém ao ar livre, expondo-se à radiação actínica.

Como aparece?
Pode aparecer inicialmente como uma descamação labial, seguidas de feridas que não cicatrizam. Nos casos mais agudos o lábio fica inchado, há formação de bolhas, o paciente sente queimação, mas ocorre cicatrização espontânea.
Essas lesões podem levar ao aparecimento de câncer labial.

Somente o protetor labial é que pode prevenir queilite actínica. O ideal é que seja usado há cada 2 horas e com FPS 30.


Fonte: http://www.lesoesbucais.com.br

segunda-feira, 4 de março de 2013

Quando devo começar a escovar os dentes do meu bebê?

Essa é uma dúvida frequente, que as mães trazem aos dentistas. E é importante que elas se interessem pelo assunto, pois escovar os dentes do bebê é extremamente importante para prevenir doenças e também criar o hábito da higiene bucal desde cedo.

Devemos iniciar a escovação dos dentes de leite (dentes decíduos ou dentes temporários), assim que os primeiros dentinhos apontarem na arcada dentária da criança, que ocorre perto dos 6 meses de idade, com o nascimento dos incisivos inferiores.

É importante que os pais façam sua própria higiene bucal na frente do bebê, pois ele o imitará.

Porém, não deixe que seu bebê faça a escovação sozinho. A escovação precisa ser supervisionada pelos pais até que eles tenham coordenação motora e recebam orientação para que possam fazer sozinhos com segurança.

A escovação pode ser feita de diversas formas. Os tipos e tamanhos de escova também são indicados para cada idade. Por isso, consulte um odontopediatra, que poderá lhe dar diversas sugestões e orientará a técnica mais apropriada para sua criança.


Postagens populares

Pesquisar este blog

Powered By Blogger