Observação: É proibida a reprodução total ou parcial deste Blog, sem a devida autorização da Equipe.

Compartilhando idéias, falando sobre odontologia e trocando informações

Este blog nasceu da necessidade de conectar a inspiração de suas criadoras com a mídia e as redes sociais.
Estamos em ascenção, nos organizando para trazer ao leitor textos impactantes, modelados na medida das necessidades de nossos leitores e de nossas próprias.
Não temos a pretensão de sermos um blog que vem ensinar mas, estamos em movimento de pesquisa constante, para aprender e divulgar o que for relevante às idéias que inspiraram sua criação.
Esteja conosco. Será um prazer desfrutarmos deste tempo juntamente com você.

Equipe Odontologando

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

domingo, 29 de setembro de 2013

Para que serve a placa de mordida ou placa de bruximo?



As Placas de Mordida servem para proteger as estruturas ósseas e dentais, promovendo descontração da musculatura e Aumentado o conforto da ATM (Articulação Temporo Mandibular ) e da coluna cervical.

Podem ser feitas de acrílico ou silicone e atuam na correção postural dos músculos faciais e da mandíbula (único osso móvel da cabeça). Alguns modelos podem ser direcionados para o tratamento da  Apnéia Respiratória, facilitando e forçando a respiração nasal. Entre outros efeitos, melhoram a qualidade do sono, melhora nas dores de cabeça, zumbido, tontura.
 
Sua indicação:
 
- Geralmente estão indicadas como tratamento coadjuvante ou prévio a outros procedimentos mais complexos e multidisciplinares. Alivio de crises álgicas (de dor) e manutenção do resultado final do tratamento odontológico.
 
- Quando há mau posicionamento, neste caso, deverá ser feito o uso do aparelho Ortopédico Orofacial, para correção da posição dos dentes e do arco ósseo dental.
 
- Quando há falta de dentes, e presença de contato prematuro (onde ocorre um toque mais forte e desequilibrado em determinada região ou elemento dental) originando possíveis dores de cabeça, unilaterais. Destacando-se que é paliativo, necessitando este paciente de uma reabilitação oclusal através de próteses ( fixas, removíveis, ou troca de prótese totais) ou prótese sobre implante.

- Geralmente, existem fatores emocionais, estresse e ansiedade, associados à  alteração do Padrão Respiratório e Apertamento Dental, neste caso a indicação da placa é fundamental, como proteção dos dentes, próteses e implantes, aumentando sua longevidade.
 
- Para pacientes que mesmo tendo todos os dentes, sofrem com Bruxismo dental, ou dores de cabeça, ou zumbidos, ou tonturas, ou em conjuntos com alguns dos sintomas citados, incluindo dores nas costas. 

 

Postagens populares

Pesquisar este blog

Powered By Blogger