Observação: É proibida a reprodução total ou parcial deste Blog, sem a devida autorização da Equipe.

Compartilhando idéias, falando sobre odontologia e trocando informações

Este blog nasceu da necessidade de conectar a inspiração de suas criadoras com a mídia e as redes sociais.
Estamos em ascenção, nos organizando para trazer ao leitor textos impactantes, modelados na medida das necessidades de nossos leitores e de nossas próprias.
Não temos a pretensão de sermos um blog que vem ensinar mas, estamos em movimento de pesquisa constante, para aprender e divulgar o que for relevante às idéias que inspiraram sua criação.
Esteja conosco. Será um prazer desfrutarmos deste tempo juntamente com você.

Equipe Odontologando

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Quem pode "trocar as borrachinhas do aparelho"?


         Embora possa parecer simples, trocar os elásticos, fios, enfim, ajustar o aparelho requer conhecimentos específicos, adquidos em cursos especialização e atualização profissional que se seguem além da faculdade de odontologia. Ou seja, quem pode fazer a manutenção do aparelho ortodôntico é o ORTODONTISTA!

         Que dizer então da banalização e uso indevido do material e da ciência, que temos visto nas redes sociais e grandes centros? O "amigo" não pode substituir fios e elásticos de forma aleatória, visando apenas a "estética questionável" sugerida por alguns nichos sociais. Sabemos que há material de origem duvidosa sendo vendido no mercado paralelo, na internet e até mesmo nas ruas do comércio popular e isso nos preocupa! 

           Quais as consequências? Danos à saúde sob vários aspectos! 
       O atendimento odontológico requer ambiente próprio, com condições rígidas de controle de infecções e higiene. O material deve ser autorizado pela ANVISA, estar esterilizado em autoclave, que usa o vapor sob pressão para eliminar a transmissão de doenças como a AIDS e hepatite. O tratamento ortodôntico precisa ser planejado, existem técnicas correta para a escolha de braquetes, espessura do fio, tipos de elásticos e a forma como tudo isso será aplicado para que as estruturas sejam submetidas à força correta e possam se movimentar adequadamente sem prejuízo as demais estruturas. … Ortodontia não tem nada de simples! Fique atento! Só quem pode fazer estes ajustes é o profissional habilitado para isso! Não coloque sua saúde em risco! Já pensou em perder dentes, perder estrutura ossea, favorecer o aparecimento de cáries, doenças gengivais ou ate mesmo contrair uma doença que possa lhe tirar a vida? Pense nisso e faça a coisa certa!


Agradecemos à Dra Fabiola Cardi que gentilmente nos forneceu a foto para ser publicada.













Postagens populares

Pesquisar este blog

Powered By Blogger